A Cofafe foi formalmente constituída a 07 de Novembro de 1980, com a denominação Cooperativa dos Produtores Agrícolas de Fafe, COFAFE, CRL. No dia 23 de Julho de 1984, foi realizada a adaptação da Cooperativa ao Código Cooperativo e alterados os seus estatutos.
A Cofafe desenvolve as suas catividades tendo como área de intervenção predominantemente o Concelho de Fafe. Não pretendendo desviar-se deste propósito, servir em primeiro lugar o Concelho onde se insere, tem vindo a estabelecer uma estratégia de alargamento da sua área geográfica de intervenção, através do estabelecimento de parcerias com Instituições e Empresas com interesses estratégicos de desenvolvimento semelhante e/ou complementar.
De acordo com os termos estatutários, para a prossecução dos seus objetivos, a Cooperativa tem por finalidade:
- Adquirir, com finalidade de fornecer aos cooperadores, todos os produtos, equipamentos e animais necessários às suas explorações;
- Efetuar serviços relacionados com o objetivo principal, nomeadamente assegurar a produção ou fabricar alimentos compostos para o gado;
- Proceder à manutenção e reparação de alfaias e máquinas agrícolas;
- Efetuar serviços de transporte de mercadorias por contra de outrem;
- Efetuar a título complementar, atividades próprias de outros ramos e as necessárias à satisfação das necessidades dos seus membros;
Desde o início da sua atividade, a Cooperativa foi passando por um processo de evolução, crescimento e enriquecimento face aos desafios encontrados.
Nos primeiros anos, os objetivos específicos de apoio aos associados, nos vários domínios sociais e económicos, não foram atingidos como seria desejável. Em 1990, com a entrada em funções da atual Direção, foram desenvolvidos uma serie de projetos que permitiram á Cooperativa assumir uma importância crescente no desenvolvimento agrícola de Fafe.
Em Dezembro de 1992, foram criados os Departamentos de Compra Venda, Produção Pecuária, Horto Floricultura, Contabilidade e Gestão, Sanidade Animal e Formação Profissional. Nesse ano, realizou-se a primeira ação de formação Profissional Agrícola.
Em 1993, a Cooperativa desenvolveu a atividade de aconselhamento e acompanhamento das candidaturas dos agricultores aos subsídios. Isto permitiu que uma grande parte dos projetos recebessem ajudas ao rendimento. Esta é uma atividade que continua a fazer parte do objeto da associação, sendo hoje Fafe um dos concelhos que propõe maior número de candidaturas ao rendimento da Região onde se insere.
Posteriormente, em 1994, foi elaborado e apresentado ao PAMAF uma candidatura visando a construção de instalações e também a contratação de quadros técnicos, com o intuito de aumentar a competitividade e a qualidade dos serviços prestados.
O ano de 1995 é marcado pelo aumento substancial do volume de compra e venda, e da prestação de serviços aos associados. É marcado também pela criação da secção de OPP/ADS, aumentando o volume de ações de formação profissional agrícola.
Os domínios da Cooperativa continuaram a diversificar-se, sendo necessária a criação, em 1997, da secção de Produtores Florestais para poder dar resposta às novas necessidades dos associados e em 1998 é criada a secção de Apoio Social e Proteção Integrada.
Em 2001, são inauguradas as novas instalações da COFAFE. Esta mudança de imagem foi muito positiva para a realização da Cooperativa. Permitiu instalar os quadros técnicos, o balcão e o armazém. As infraestruturas contam também com uma sala polivalente, preparada para a realização de ações de formação e para a dinamização de sessões de esclarecimento e/ou reuniões dos quadros e associados.
Em 2010, a secção de ambiente foi extinta, pois a recolha de resíduos sólidos do concelho de Fafe foi para domínio da Camara Municipal.
Em Janeiro de 2011, foi criada uma nova secção, a secção das aromáticas. Com a criação desta secção houve uma grande aposta, por parte da Cooperativa na produção e comercialização de ervas aromáticas.