Missão
Tendo como missão incentivar o desenvolvimento da actividade agrícola na região, possibilitando assim uma melhoria das condições de vida das populações que se dedicam à produção agrária.
Atribuições/Competências
Face ao cenário de crise económica e à resultante perda de poder de compra, esta secção, segue o objectivo de manter uma política estabilizadora de preços de venda capaz de travar as tendências especuladoras do mercado e a consequente redução da procura.
Estrutura Orgânica
A estrutura orgânica da secção Compra/Venda compreende 13 postos de trabalho.
Principais utilizadores/destinatários
Os principais destinatários dos serviços desta secção são os agricultores do concelho de Fafe, sobretudo os cooperantes da COFAFE
Tipificação dos serviços prestados
A secção, realizando-se como entidade de proximidade, dinamiza um conjunto de actividades que visam o desenvolvimento do sector agrícola do concelho, particularmente visível no acompanhamento de venda, pós-venda e entrega disponibilizado.
Objectivos e Estratégias
Linhas de Orientação Estratégica
Pretendemos fomentar novas dinâmicas de intervenção e criar alternativas viáveis ao exercício da actividade agrícola. Assentes em proporcionar melhores condições de escoamento de produtos e prestar serviços que contribuam para a evolução técnica e económica das explorações.
Objectivos Operacionais e estratégia a adoptar para a concretização dos mesmos
O objectivo da secção passa por optimizar o relacionamento comercial com os cooperantes, designadamente, através da minimização dos custos.
Para tal a secção apresenta uma área comercial, dividida em dois espaços (Sede/Filial), para que os cooperantes optem pelo balcão que melhor se enquadre nas suas necessidades.
Apresenta também uma frota de 3 viaturas de transporte de mercadorias que diariamente cumprem uma rota, cobrindo, semanalmente, a totalidade do concelho.
Dando seguimento ao trabalho efectuado nos anos transactos a secção COMPRA/VENDA pretende:
•Escoar os produtos produzidos nas explorações dos nossos cooperantes, tais como;
Leite;
Milho (grão);
Feijão;
Batata;
Frutos secos (Castanha, Noz);
Semente cebolo;
Semente de Azevéns;
Árvores de Fruto;
Plantas Hortícolas;
Plantas aromáticas;
Cogumelos
Mel;
Lenha;
Pinhas;
Carne (Bovino/Ovino), etc.
•Parcerias comerciais para escoamento de produtos provenientes das explorações dos nossos cooperantes.
•Fazer acções promocionais de venda de produtos.
•Promover campos de ensaio em explorações de cooperantes, nomeadamente produção de batata, milho e ensaios com herbicidas, visando testar a sua produtividade e adaptação ao local,
•Serviços de análise grátis de Terras com respectiva interpretação técnica do resultados.
•Facultar gratuitamente análises de vinho aos nossos cooperantes
•Continuar a efectuar recolha de embalagens vazias de produtos fitófarmaceuticos, fruto do contrato celebrado com a entidade Valorfito.
•Participação em feiras ou eventos para divulgação da imagem da Cooperativa
•Organizar acções de informação de interesse comum dos seus associados (vinha/alimentação animal/boas praticas agrícolas).